Sem salário e sem 13°, servidores municipais protestam no centro de Chapadinha, às vésperas do Natal

Sem salário nem 13°, servidores de Chapadinha protestam no centro da cidade

O blog registrou uma cena triste na segunda-feira, 23, no centro comercial de Chapadinha.

Apoiados por um carro de som, um grupo de servidores municipais protestava junto ao semáforo reivindicando o pagamento de, pelo menos, seus décimos terceiros salários, uma vez que seus vencimentos referentes a dezembro serão pagos apenas no ano que vem.

Instituído como gratificação natalina, o 13° deve ser pago aos trabalhadores da iniciativa privada até o dia 20 de dezembro. No caso de servidores públicos a lei federal não fixou data, porém, em Chapadinha, a lei 1.099/09 (art. 51) obriga a administração a pagar o 13° dos servidores também até o dia 20, tal qual na iniciativa privada.

Mesmo nos estados e municípios onde não há lei fixando data, o 13° só é pago após o Natal se não houver dinheiro em caixa antes, o que não é o caso de Chapadinha, óbvio, haja vista os supersalários recebidos por apoiadores e bajuladores do prefeito Magno Bacelar (incluindo parentes de vereadores e de outros políticos que não residem nem trabalham em nossa cidade), prova inequívoca de que está sobrando dinheiro na prefeitura.

No momento da manifestação o movimento nas lojas era pequeno, sinal de que o comércio local também vem sofrendo com o descaso da atual gestão, a pior já vista em Chapadinha, nas últimas décadas. Vale ressaltar que, anteriormente, o 1º lugar entre as piores pertencia ao mandato da ex-prefeita campeã de rejeição, Danúbia Carneiro (2009-2012), concubina do atual prefeito. Logo a situação não poderia estar diferente, uma vez que o povo entregou o comando da prefeitura à mesma "família".

Além dos protestos, iniciados na semana passada, os servidores também já partiram para a guerra judicial, perdendo a primeira batalha no dia de ontem. Todavia não pretendem parar.

Sem salário nem 13°, servidores de Chapadinha protestam em frente à Câmara
Servidores em frente à Câmara

Sem salário nem 13°, servidores de Chapadinha protestam em frente à Prefeitura
Servidores em frente à Prefeitura

Abaixo, o vídeo registrado às vésperas do Natal:

Espalhe por aí e deixe seu comentário