O juiz Cristiano Simas de Sousa, titular da 1ª Vara da Comarca de Chapadinha/MA, condenou o estudante Cristiano Costa Maia, do curso de Ciências Agrárias e Ambientais do campus da UFMA/Chapadinha, a pagar R$ 7 mil reais ao professor Glecio Machado Siqueira (foto), a título de indenização por danos morais. De acordo com a denúncia feita pelo professor, o aluno teria praticado diversos atos homofóbicos contra sua pessoa, durante o 2º semestre letivo de 2014.
Na época, Glecio havia sido admitido no CCAA para ministrar aulas de física e biofísica para mais de 200 estudantes do campus. Segundo ele, o referido aluno procurou a coordenação logo após sua primeira aula, para reclamar de sua metodologia de ensino e, desde então, teria passado a agredi-lo frequentemente, chegando ao ponto de encontrá-lo no banheiro masculino e sair de lá chutando as paredes e gritando "que o banheiro era de homens e bichas deviam fazer suas necessidades no mato".
Segundo o juiz Cristiano Simas, "Em diversas situações restou demonstrado que o requerido, ainda na condição de aluno do requerente, o agrediu moralmente quando, sob o argumento de questioná-lo acerca de sua formação universitária, menosprezou seu papel docente, não por considerar sua formação insuficiente, mas por não tolerar sua opção sexual."
Da decisão ainda cabe recurso.