21 de mar de 2017

PF desarticula quadrilha de blogueiros no MA: Veja a lista de presos e detalhes exclusivos da operação

PF desarticula quadrilha de blogueiros no Maranhão

Editado em 22.03.17.

Nesta terça-feira, 21, a Polícia Federal desarticulou uma quadrilha de blogueiros maranhenses que agiam em conluio com um agente da própria PF, o qual vazava informações sigilosas de investigações para utilização ilícita pelo bando. Apontado pela PF como líder da quadrilha, o blogueiro Luís Cardoso foi preso juntamente com seus filhos - e também blogueiros - Luís Pablo e Neto Ferreira, além de outros envolvidos no esquema (ver relação ao final).

As prisões fizeram parte da 'Operação Turing', iniciada em 2015. Em resumo, os blogueiros obtinham informações privilegiadas com o agente da PF em troca de apoiar sua candidatura e promover sua imagem politicamente. O grupo então usava tais informações para ameaçar funcionários públicos e empresários alvos das investigações, exigindo-lhes valores (dinheiro) em troca da não divulgação dos fatos ou da retirada da notícia já publicada.

Em entrevista coletiva à imprensa, o delegado federal Eduardo Diniz, chefe do Núcleo de Inteligência da PF, informou que o grupo chegava a comemorar e debochar de suas vítimas. Os valores extorquidos variavam de R$ 1.500,00 por blogueiro a R$ 10 mil. Mas às vezes, dependendo do poder aquisitivo da vítima, o bando conseguia obter quantias maiores, como na vez em que o chefe do esquema, Luis Cardoso, teria adquirido um veículo automotivo com o valor de um só pagamento. Ainda segundo o delegado, os blogueiro executavam papéis distintos: um se encarregava de publicar a "notícia bomba", enquanto outro intermediava a retirada da mesma mediante pagamento. Ao final, o dinheiro era divido entre todos. Porém, nem sempre a vítima se livrava tão fácil: segundo informou a PF, ao ver a notícia retirada, outros blogueiros a republicavam para extorquir a vítima novamente, num círculo vicioso - e criminoso! Todos os envolvidos vão responder por vário crimes, tais como corrupção ativa, passiva, crimes contra a honra e extorsão.

Acontece em Chapadinha e em todo o MA

O foco hoje está em São Luís, mas é fato que essa atividade criminosa já se espalhou por todo o Maranhão. Em Chapadinha e região, por exemplo, é de conhecimento público que blogueiros financiados por políticos vivem de cometer os mesmos delitos, alguns inclusive agem em bando, a exemplo de seus semelhantes na capital. Tais blogueiros também contam com a ajuda de comparsas infiltrados em instituições públicas, principalmente no Legislativo e no Executivo. Os crimes cometidos vão desde atentar contra a honra de pessoas que discordam ou denunciam seus patrões a outros mais graves, como extorsão. Para enganar os internautas menos atentos, a trupe costuma publicar notícias relevantes entre um crime e outro, geralmente copiadas de sites e blogs sérios, fingindo-se de jornalistas.

Há relatos de que vítimas de extorsões praticadas por blogueiros de Chapadinha, dentre elas alguns políticos dos municípios de Brejo e Buriti, têm em mãos mensagens de texto e gravações que comprovam tais crimes. Aguardem informações sobre o caso em breve.

Lista de presos e conduzidos pela PF em São Luís, nesta terça-feira

Presos temporariamente:

DANILO DOS SANTOS SILVA (Policial Federal)
LUIS ASSIS CARDOSO SILVA DE ALMEIDA
LUIS PABLO CONCEIÇÃO ALMEIDA
HILTON FERREIRA NETO

Conduzidos coercitivamente para depor:

ANTONIO MARCELO RODRIGUES DA SILVA
YURI DOS SANTOS ALMEIDA
MARCELO AUGUSTO GOMES VIEIRA
ANTONIO MARTINS FILHO
EZEQUIEL MARTINS DA CONCEIÇÃO

Outras diligências/conduções:

FABIANO LEITE CAMPOS
HERBETE LOPES DINIZ
CESÁRIO FERREIRA BRANDÃO JUNIOR
WILLIAN KAREY DE CASTRO
GABRIEL COSTA E FORTI
AJEJE JORGE SABBAKA
CELSO ADRIANO COSTA DIAS
IRAN SOUSA VIDAL

Prisões temporárias solicitadas:

CELSO ADRIANO COSTA DIAS
IRAN SOUSA VIDAL
IRAN SOUSA VIDAL FILHO
BRUNO ALFREDO RABELO MENDONÇA


Com informações de Gilberto Lima. Para ouvir a íntegra da coletiva, clique [aqui!]
Comentários
0 Comentários

0 comentários: