19 de jan de 2017

Relator da Lava Jato no STF, ministro Teori Zavascki morre em acidente de avião, no litoral do Rio


O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), morreu na tarde desta quinta-feira, 19. Ele estava em um avião que caiu no mar, próximo a Paraty (RJ).

O avião havia saído de São Paulo com destino a Angra dos Reis (RJ). De acordo com a Força Aérea Brasileira, quatro pessoas estavam a bordo. O dono e operador da aeronave é o grupo Emiliano. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, a documentação está em dia.

O ministro era o relator das ações da operação Lava Jato no STF. Era ele quem homologava, por exemplo, as delações premiadas e escutas telefônicas realizadas pela Polícia Federal, quando o investigado possuía foro privilegiado. De acordo com o regimento interno da corte, em caso de aposentadoria, renúncia ou morte, o relator é substituído pelo ministro a ser nomeado para a sua vaga, pelo Presidente da República. Somente em casos excepcionais pode a presidência do Supremo redistribuir os processos para os demais ministros.

Teori tinha 68 anos e chegou no STF em 2012, nomeado por Dilma Rousseff. Antes, foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (2003-2012) e desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (1989-2003).

Comentários
0 Comentários

0 comentários: