28 de set de 2016

Eleições 2016: Uso de celular, câmera e outros aparelhos é proibido na cabine de votação

Eleições 2016: Proibido uso de celular, câmera e outros na cabine de votação

A cabine de votação é o local reservado para que o eleitor possa expressar, com total sigilo e inviolabilidade, seu voto na urna eletrônica. Assim, quando se dirigir à cabine ele deve tomar o cuidado de respeitar a legislação eleitoral, para que tudo corra dentro da legalidade.

Com o objetivo de assegurar o sigilo da votação, é proibido ao eleitor o uso de celular, câmera, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro aparelho que possa comprometer esse sigilo. Cabe à mesa receptora reter esses objetos enquanto o eleitor estiver votando.

Em caso de desobediência o eleitor poderá receber voz de prisão e, ainda que a utilização do aparelho seja percebida após o voto, o ocorrido deverá ser registrado em ata pelo presidente da Mesa para fins de apuração de crimes, dentre os quais a corrupção eleitoral, que podem, inclusive, culminar na cassação de candidato eleito, caso se apure sua participação direta ou indireta no ilícito.

Nas eleições 2012 foram registrados vários casos de eleitores presos por fotografarem a urna ou tirarem "selfie" no momento da votação. Portanto não vacile e avise os amigos.


Comentários
0 Comentários

0 comentários: