11/09/2013

Sofia Comunicação: Sócio teria dois CPF's, Baleco começa a 'se entregar' e o caso se aproxima do fim

Chapadinha-MA: Vereador Nonato Baleco, Sofia Produção, denúncia

Desde que nosso blog tornou público o contrato suspeito (e gordo!) entre a Câmara Municipal e a empresa Sofia Comunicação (leia aqui), o presidente Nonato Baleco vem tentando tapar o sol com a peneira. Nessa segunda-feira, porém, ele finalmente começou a entregar os pontos:

Embora já tivesse declarado aos quatro ventos, juntamente com os vereadores "Eduardos", que a licitação e a contratação ocorreram "na mais perfeita ordem e retidão", Baleco informou que reduzirá em 50% (cinquenta por cento) o valor contratado, bem como enviará cópia de todos os documentos necessários ao Ministério Público (MPE/MA) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA), "para que analisem e investiguem a legalidade da contratação".

Mas como assim? Eles já não haviam dito que tudo estava dentro da legalidade?

Calma, senhores, estamos em Chapadinha, aqui é super normal dizer uma coisa e fazer outra (ou vice versa)... Vejamos alguns exemplos: quantas pessoas juravam que Magno Bacelar era a melhor opção para prefeito e, após sua derrota, o reconheceram como "corrupto" na mídia local? Quantas pessoas receberam gratificações ilegais para apoiar o governo anterior e hoje posam de santinhas, jurando se importar com o povo? Quantas diziam que os professores não tinham direito a 60% da sobra do Fundeb e hoje cobram o abono com sangue no olho? Ora, então porque o espanto quando Baleco anunciou o corte de 50% num valor que, segundo o próprio, estava "dentro dos padrões de mercado"? Super normal!

E como tudo partiu de uma denúncia nossa, não poderíamos deixar de aplaudir a atitude do presidente em levar o caso aos órgãos fiscalizadores, até porque nos poupará esse trabalho. Vale ressaltar que vereador Manim do PT já oficiou a presidência da Câmara requerendo uma cópia do referido contrato e, talvez nessa quinta-feira, este autor também requeira ao MPE uma cópia do mesmo, haja vista que, até lá, o presidente já deve ter entregue ao promotor todos os documentos referentes à licitação, como prometeu. Enquanto isso, mais vereadores e cidadãos engrossam as fileiras contra a tal "contratação perfeita", de modo que o desfecho pode estar mais próximo do que muitos imaginam.

Enfim, as investigações continuam e a todo instante surgem novas informações, algumas bem inusitadas por sinal, como uma consulta a determinado órgão onde constam dois registros de Jampierre da Silveira Santos, o sócio da Sofia Comunicação que assinou o referido contrato. Em cada um deles o mesmo nome, mesma cidade, mesma data de nascimento, mas (pasmem!) dois CPF's diferentes!

Chapadinha-MA: Vereador Nonato Baleco, Sofia Produção, sócio
Clique para ampliar

Todavia, deixaremos pérolas como essa de lado e nos ateremos às provas das irregularidades no processo licitatório e na contratação, muitas das quais já temos em mãos, posto que, muito em breve, a sociedade chapadinhense terá uma resposta satisfatória e definitiva sobre o caso. E o que é melhor: com o aval do poder judiciário!

Aguardem...


Atualizado em 15/09/13 para correção no título ("Produção" por "Comunicação")
Comentários
0 Comentários