Um estudo feito pela empresa de proteção de privacidade Secure.me analisou cerca de 500 mil aplicativos do Facebook (conhecidos como 'apps') e constatou que 60% deles podem publicar conteúdo em nome do usuário, sendo que 69% pode até ter acesso a seu endereço de email.

Christian Sigl, da Secure.me, afirmou que não importa quais definições de segurança o usuário tenha definido, os apps vão conseguir essas informações mesmo assim. Um terço deles "sabe" as datas de nascimento dos usuários e podem ser usados para criar identidades falsas. Um em cada cinco (21%) consegue, também, acessar os dados dos amigos e registrar suas datas de nascimento e outras informações, como trabalho e educação.

Fonte: Exame Informática Out/12

Em tempo: Apps são aqueles programinhas do tipo "Oferece uma rosa" e os jogos em geral. Apesar de alguns parecerem inofensivos (e realmente serem), outros já exalam má-fé ao utilizar títulos chamativos como "Pessoas interessantes" e "Pedido de contato" (este último, por sinal, totalmente desnecessário, vez que o Facebook já dispõe de tal recurso).



É comum receber solicitações (convites) para apps suspeitos de amigos que, provavelmente, não os utilizariam ou até mesmo de desconhecidos: a maioria dos apps envia convites em nome de usuários sem sua permissão. Entretanto, ao clicar sobre uma solicitação, o Facebook avisa que se trata de um aplicativo e pede sua confirmação.



Limpe seu Face!

Caso tenha aceitado algum app que não costuma utilizar, é recomendável fazer uma limpeza em seu perfil, deixando apenas os que considera necessários. Para isto, acesse o recurso "Central de aplicativos", à esquerda, na página inicial, e depois os dois últimos menus: "Solicitações" e "Meus aplicativos".



A partir do primeiro você pode aceitar ou excluir solicitações de apps pendentes, clicando no "x" à sua direita. Caso exclua, lhe será perguntado se deseja "bloquear o aplicativo", de modo a não mais receber convites para o mesmo.



Por meio do segundo menu, o usuário pode remover apps já ativos em sua conta, clicando no local indicado (abaixo). A opção é sua, escolha com sabedoria. Até breve!


logoblog
Comentários
0 Comentários

0 comentários: