5 de set de 2012

Chapadinha: Desesperados, partidários de Bacelar divulgam enquete falsa para enganar o povo


Pasmem! - Com o intento de enganar o povo, blogueiros e partidários do candidato do governo à Prefeitura de Chapadinha, Magno Bacelar, estão divulgando loucamente uma enquete onde o mesmo está à frente de sua adversária, Ducilene Belezinha - diferentemente do que apontou a pesquisa oficial registrada no TSE (aqui).

A enquete, promovida pelo site "Enquete Eleições 2012", não goza de nenhuma credibilidade, uma vez que o site não oferece absolutamente nenhum controle dos votos, permitindo que ela seja burlada por qualquer criança com idade suficiente para utilizar a rede social Facebook.

Explico: As enquetes promovidas por outros sites e blogs possuem instrumentos de controle para impedir que um mesmo internauta vote mais de uma vez na mesma opção, tais como o registro do "Endereço IP" do computador e o uso de "cookies" que garantam um só voto por navegador (Internet Explorer, Firefox ou outros). Já a enquete divulgada pelos cupinchas de Bacelar não utiliza nenhum método do tipo. Para participar, basta ser 1) usuário do Facebook, 2) estar logado na rede social e 3) "Curtir" seu candidato preferido! Considerando que qualquer internauta pode criar dezenas de "fakes" (perfis falsos) no Facebook, qualquer um pode votar várias vezes em um mesmo candidato, bastando utilizar um fake a cada vez. Simples assim!

O próprio site "Enquete Eleições 2012" informa que foi punido pela Justiça Eleitoral e multado em R$ 5 Mil Reais (leia aqui), por não ter deixado claro que suas enquetes "não se tratam de pesquisa eleitoral e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra". Após a punição, o site passou a divulgar tal informação.

Vale ressaltar que até mesmo as enquetes sérias não são 100% seguras, uma vez que existem meios de burlar seus métodos de controle dos votos. No entanto, tais procedimentos são muito mais complicados que, simplesmente, criar outro perfil no Facebook e votar de novo. Outro fato que deve ser mencionado é que a maioria dos cabos eleitorais de Bacelar são adeptos do uso de fakes, sendo que vários desses perfis falsos foram excluídos do maior fórum chapadinhense da rede. Mas sobre isso falaremos em matéria à parte, aguardem...

P.S. - O Chapadinha Online conclama nossos leitores a não contribuírem com esse tipo de farsa, ou seja, não divulguem ou participem de enquetes e pesquisas que não prezem pela lisura dos resultados, seja para prefeito ou vereador, do nosso município ou não.

Até breve!


Comentários
6 Comentários

6 comentários:

juan disse...

POR QUE VC NAO QUESTIONA DA MESMA FORMA A ENQUETE DO ERNANI MAIA?????????

Jonnay Alves disse...

Caro Juan, não temos conhecimento de nenhuma enquete administrada por Ernani Maia. Caso esteja se referindo à q ele criou no "Fórum de Discussão da Situação Atual de Chapadinha" (no Facebook), ela é administrada pelos moderadores do referido grupo e pelos + de 2.800 membros q dele participam, os quais ajudam a fiscalizá-lo denunciando os fakes adicionados, de modo a evitar q alguém emita opinião sem se identificar (nos termos do Art. 5º, inciso IV, da Constituição Brasileira) ou vote em enquetes por + de uma vez, na mesma opção.

Ivanildo Lima disse...

Por que, já que você pregava oposição ao grupo da Danúbia e, até certo tempo atrás, não fazia apologia a outro candidato, agora publica matérias enaltecendo a candidata Dulcilene e não publicou uma linha se quer sobre o incidente envolvendo seu irmão, conhecido em Chapadinha por "Galo"? Digamos que eu nasci ontem e não saiba o motivo. Explica aí, vai!

Jonnay Alves disse...

Excelente pergunta, Ivanildo!

1º) Nosso blog sempre foi e continua aberto a qualker leitor q deseje divulgar suas ideias, ou seja, não é um "blog de oposição" como muitos querem pintar, mas um instrumento q partiu do povo e para o povo.

2º) Como criador e (atual) administrador - e sendo o blog aberto a todos - não vejo problemas em utilizá-lo para, tbm, expressar minhas ideias e opiniões. Como vc bem observou, elas pregam "oposição" ao grupo q está no poder, por motivos q não convém enumerar aqui, vez q saltam aos olhos.

3º) Por repudiar tudo o q vem ocorrendo na administração d nossa cidade, e tendo em vista o momento crucial por qual passamos, me vi obrigado a ingressar na luta em troca do "certo" - a continuidade das mazelas q assolam Chapadinha - pelo "duvidoso" - a esperança de dias melhores, pelas mãos de quem nunca a governou. No entanto, esta é a minha opinião, e não a do Chapadinha Online, o qual - reitero! - é aberto ao povo.

4º) Não publiquei o caso "Galo" pelo mesmo motivo q ñ publiquei a (suposta) agressão a um cinegrafista da oposição, ocorrida anteriormente, na zona rural; bem como as (supostas) agressões sofridas pela candidata Izamara (filha do Mandioquinha) e pelo motorista do grupo de Bacelar, ocorridas posteriormente. Sobre tais casos, me reservei o direito de opinar fora deste espaço, por enquanto.

5º) Como vc msm assinalou, vc não nasceu ontem, e deve imaginar o porquê...

DIGITAL SAT disse...

no grupo 43 tem mais atores que na globo

Anônimo disse...

mais pelo menos os fucionários públicos são pagos em dia... Ou vc se lembra q Isaías fazia sorteios para quem iria receber um mês de tantos atrasados...pra ele ta apoiando ele quer alguma coisa...