Pasmem! - Com o intento de enganar o povo, blogueiros e partidários do candidato do governo à Prefeitura de Chapadinha, Magno Bacelar, estão divulgando loucamente uma enquete onde o mesmo está à frente de sua adversária, Ducilene Belezinha - diferentemente do que apontou a pesquisa oficial registrada no TSE (aqui).

A enquete, promovida pelo site "Enquete Eleições 2012", não goza de nenhuma credibilidade, uma vez que o site não oferece absolutamente nenhum controle dos votos, permitindo que ela seja burlada por qualquer criança com idade suficiente para utilizar a rede social Facebook.

Explico: As enquetes promovidas por outros sites e blogs possuem instrumentos de controle para impedir que um mesmo internauta vote mais de uma vez na mesma opção, tais como o registro do "Endereço IP" do computador e o uso de "cookies" que garantam um só voto por navegador (Internet Explorer, Firefox ou outros). Já a enquete divulgada pelos cupinchas de Bacelar não utiliza nenhum método do tipo. Para participar, basta ser 1) usuário do Facebook, 2) estar logado na rede social e 3) "Curtir" seu candidato preferido! Considerando que qualquer internauta pode criar dezenas de "fakes" (perfis falsos) no Facebook, qualquer um pode votar várias vezes em um mesmo candidato, bastando utilizar um fake a cada vez. Simples assim!

O próprio site "Enquete Eleições 2012" informa que foi punido pela Justiça Eleitoral e multado em R$ 5 Mil Reais (leia aqui), por não ter deixado claro que suas enquetes "não se tratam de pesquisa eleitoral e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra". Após a punição, o site passou a divulgar tal informação.

Vale ressaltar que até mesmo as enquetes sérias não são 100% seguras, uma vez que existem meios de burlar seus métodos de controle dos votos. No entanto, tais procedimentos são muito mais complicados que, simplesmente, criar outro perfil no Facebook e votar de novo. Outro fato que deve ser mencionado é que a maioria dos cabos eleitorais de Bacelar são adeptos do uso de fakes, sendo que vários desses perfis falsos foram excluídos do maior fórum chapadinhense da rede. Mas sobre isso falaremos em matéria à parte, aguardem...

P.S. - O Chapadinha Online conclama nossos leitores a não contribuírem com esse tipo de farsa, ou seja, não divulguem ou participem de enquetes e pesquisas que não prezem pela lisura dos resultados, seja para prefeito ou vereador, do nosso município ou não.

Até breve!


logoblog
Comentários
6 Comentários