Máquina trabalhando na referida estrada
(Blog do Alexandre Pinheiro)

Amigos, ocupo esse espaço e vosso tempo para relatar de forma imparcial e profissional o que há de fato e de direito sobre a tão falada estrada ligando o povoado Boca da Mata ao povoado Lolóia, neste município.

Acompanhei durante os últimos dias o alvoroço causado pelo pedido de cassação do registro de candidatura de D. Ducilene Belezinha por crime eleitoral, onde se alega que houve favorecimento da comunidade beneficiária do projeto. Pelo resumo que li publicado pelo nobre amigo Alexandre Pinheiro e demais amigos blogueiros, a coligação de Dr. Magno entrou com o pedido alegando que a obra fora financiada por Belezinha e executada por Isaías Fortes.

Ocorre que a obra advém de convênio celebrado entre a SEDES (antigo NEPE) e a Associação de Moradores do Povoado Curralinho (que extrema com os povoados Boca da Mata e Lolóia) e que já foi contemplada com 2 projetos similares, que visam interligar toda aquela região, além de um poço artesiano. A Associação do Curralinho tem se destacado pela qualidade dos serviços realizados e pela transparência na prestação de contas, o que permite sempre lograr êxito em seus pleitos junto ao Governo Estadual. O convênio da estrada que está em destaque na imprensa e na justiça tem número de processo 046/2012 e pode ser consultado por qualquer interessado através do telefone (98) 3232-3699 - SEDES, é só pedir pra falar com o setor jurídico, ou então basta se dirigir até a obra e observar as informações constantes na placa de identificação fixada desde o início dos trabalhos.

Sinto-me no dever de esclarecer o que sei sobre o assunto porque participei da execução desse melhoramento de caminho de acesso na condição de responsável técnico pela empresa executora, que é a DELTA CONSTRUÇÕES LTDA, CNPJ: 04.585.947/0001-62, que foi escolhida para a execução da obra através de certame licitatório, modalidade carta-convite. A obra está registrada no CREA-MA através da ART número 00011035656645097210, datada de 03/08/2012.

Quanto à utilização das máquinas de Belezinha na execução da obra posso relatar que foi um procedimento normal e corriqueiro, uma vez que a empresa Delta Construções LTDA, não possuindo tais equipamentos, terceirizou por meio de contrato a locação das mesmas, tudo dentro da legalidade e transparência. Em realidade havia um planejamento inicial de locar as máquinas em São Luís-MA, mas cálculos de logística determinaram que seria mais vantajoso e menos oneroso alugar uma patrulha local.

Com relação à consecução da obra, afirmo que, apesar das dificuldades oferecidas pelo subleito arenoso da quase totalidade do trecho, é uma estrada que atende às especificações exigidas pelo órgão financiador, que já esteve presente fiscalizando os serviços, na pessoa do engenheiro Andrade, que atestou a conclusão da obra e o pagamento do valor total do contrato de prestação de serviços, celebrado entre a associação e a empresa executora. A obra contempla 7,00Km de extensão e possui exatamente esse comprimento.

Também posso afirmar que a presença do Sr. Isaías Fortes na área da obra se deu por várias vezes, mas apenas na condição de visitante e quase sempre acompanhado de membros da associação, talvez por laços políticos ou de amizade, mas nunca interferindo na sequência da obra, que sempre seguiu os termos constantes em seu plano de trabalho. Se ele falou ou fez algo que denotasse envolvimento na execução não foi de meu conhecimento. Também observei a presença de muitos outros políticos de todas as correntes, mas como não foram citados, também não os citarei.

Não acompanharei o desenrolar dos fatos na justiça, pois não sei ao certo o que foi apresentado pelos denunciantes e de pouco valeria, pois não sou advogado. Apenas quis relatar o que sei para que meus amigos e amigas, independentemente de corrente política ou ideológica, realmente entendam o que é essa obra e como se desenrolou sua história.

Obrigado pela atenção e espero ter colaborado com esse esclarecimento.


Hilberto G. Dantas - Eng. Civil
CREA/MA 1103565664




N. do Adm. - Deseja publicar seu texto em nosso blog? Basta enviá-lo a partir do menu Contato (no alto da página) ou diretamente de seu email para chapadinhaonline@live.com
logoblog
Comentários
0 Comentários