5 de jul de 2012

MPF/MA ajuíza a 4ª ação de improbidade contra Magno Bacelar na Justiça Federal

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Chapadinha e atual deputado estadual do Maranhão, Magno Augusto Bacelar Nunes, por irregularidades na execução de convênio celebrado com o Ministério do Meio Ambiente.

Segundo o MPF, Magno Bacelar teria desviado recursos no valor de R$ 299.402,00, através de fraudes em licitações, dispensas indevidas e apropriação de verba. O dinheiro serviria à construção de um aterro sanitário no município de Chapadinha.

O convênio foi celebrado com a prefeitura de Chapadinha no ano 2000, ainda sob a gestão do ex-prefeito Isaías Fortes (1997-2000). O plano de trabalho do convênio dividia a obra em três metas e, em 2003, uma tomada de contas especial concluiu a inexecução da terceira meta, cuja responsabilidade era de Bacelar (2001-2008).

Embora parte da obra tenha sido executada, as inspeções realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) encontraram inadequações, como a ausência de mantas impermeabilizantes, valas sépticas, revestimento do solo, instalações elétricas e sistema de drenagem.

O Ministério do Meio Ambiente e a CGU constataram também que o ex-prefeito foi responsável pela fragmentação ilícita de objetos licitados, dispensa indevida e simulação de procedimento licitatório e aplicação irregular dos recursos do convênio.

"É inaceitável que dinheiro público destinado a trazer bem-estar à sociedade e ao meio ambiente, como a construção de um aterro sanitário, seja desviado com fraudes em processos licitatórios", disse Juraci Guimarães Júnior, Procurador da República.


Comentários
17 Comentários

17 comentários:

Anônimo disse...

Esse é o homem que chegou em Chapadinha a 12 anos atrás com promessas de mudança, se endeusando e falando da corrupção do Isaias?? Vai sair pior do que ele. Pelo menos Isaias não investia em fazendas em nome de laranjas.

Eleitor de Chapadinha disse...

Isso não é nada comparado aos desvios efetuados em doze anos (Magno 8 anos + Danúbia 4 anos) na frente da prefeitura de Chapadinha, pode ter certeza que mais notícias de desvios aparecerão.
Só que a grande maioria da população chapadinhense já tomou consciência de quem é o verdadeiro Magno Bacelar, por isso a resposta será dada no dia 07/10/2012!

Anônimo disse...

APROVEITANDO O LINK PESQUISEI O NOME DE SEU ISAIAS E TEM 19 PROCESSO CONTRA ELE, SERÁ SE TEM COMO COMPARAR QUE É O PIOR DOS DOIS, UMA COISA EU TE DIGO MEU CARO, ESSES CARAS NÃO MERECEM TA NA PREFEITURA MUITO MENOS QUEM ELES APOIAM, DE ACORDO.

Ton disse...

Não concordo com que o anonimo disse a respeito de quem eles apoiam porque a "belezinha", até o presente o momento não se houviu falar de nenhum ato ilicito ou corrupto que envolva o nome da sra. Dulcilene, que após a morte do marido sempre trabalhou, começando de abaixo, com um pequeno mercado, sempre ajudando aos seus parentes e conseguiu chegar ao patrimonio que tem hoje, e por isso merece respeito e admiração.

Anônimo disse...

Meu caro, se Sra. Ducilene chegar a ganhar, ai vai acabar toda essa farsa de modelo de vitrine e depois não vai passar de uma ficha suja como o Sr. Isais e Magno.

Anônimo disse...

E até hoje dia 06 de julho os funcinários da prefeitura da administração ainda não receberam o salário....

Onde tá o dinheiro, que já estava a disposição da prefeitura antes do dia 20 de junho e até hojé não pagaram°

Ton disse...

Certo meu amigo oculto, mas enquanto isto não acontece continuo com a mesma opnião anterior.

Jonnay Alves disse...

Ao "Anônimo" autor do 3º cometário:

Apesar de Isaías Fortes ter ficado famoso por aqueles 9 meses de atraso, nenhum dos 20 PROCESSOS contra ele (sim, são "20" e não apenas "19", como vc citou) são por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA com DANOS AO ERÁRIO PÚBLICO, a exemplo dos 04 contra Magno Bacelar.

Ivanildo Lima disse...

A Dulcilene não precisa se meter em política. Não venham tentar empurrar goela abaixo aquela conversa fiada de que ela se preocupa com o bem estar do povo de Chapadinha. Se assim for, façamos o desafio de ela administrar (se vencer o pleito), sem receber um centavo pelos serviços. Quero só ver se ela dá conta! Vai acontecer o mesmo de sempre: empregar seus parceiros, parentes, aderentes, etc. Alguém duvida? Como comentaram, vai acabar esse "modelo de vitrine" que hoje ela prega ser.

Eleitor de Chapadinha disse...

Meu caro Ivanildo Lima, você parece que está satisfeito com o abandono e roubalheira em Chapadinha, pois não demonstra nenhum senso de mudança ou querer mudar. Temos que dá oportunidade para o novo e o novo nesse pleito é Ducilene Belezinha e não me venha você também dizer que será o Isaias quem mandará na prefeitura.
A respeito da declaração de bens dos candidatos você se preocupa somente com os bens de belezinha(comentário feito por você no blog do Alexandre) quando o mais sensato seria você querer saber onde estão os bens do Magno que foram adquiridos no comando das prefeituras de Aldeias Altas e principalmente de Chapadinha ou será que também já foste comprado pelo Magno?

Ivanildo Lima disse...

Ao tal "Eleitor de Chapadinha", que não tem coragem de se identificar, eu só responderei se este mostrar a cara, como eu fiz. Tenha coragem de se expor e a gente conversa. Mas agradeço pela informação, por mim desconhecida, de que eu postei um comentário no blog do Alexandre. Vou averiguar sua afirmação, pois eu nem lembro a última vez que visitei aquele blog.

Gustavo disse...

Caraca!! esse "eleitor de Chapadinha" mandou muito bem agora, acho que esse tal de Ivanildo aí não passa de mais um da panelinha do Magno que faz uns comentários absurdos nos blogs como já tenho observado. Sejamos sensatos: a corrupção está intríseca na cultura do brasileiro e qual candidato a cargo eletivo não está de olho na grana pública que corre solta nas prefeituras e outros órgãos da administração pública? pelo amor de Deus, não sejamos hipócritas em dizer que se qualquer um de nós (eu disse qualquer um de nós) fosse prefeito não empregaríamos os parentes, amigos e correligionários e até mesmo tiraríamos uma casquinha para mudar radicalmente de vida! só os imbecis acham que vai existir um prefeito santo que vai administrar única e exclusivamente para o povo, tendo muita dor de cabeça em troca de nada, como se fosse uma alma piedosa! acorda Ivanildo! Quer dizer se vc fosse prefeito de uma cidade do porte de Chapadinha não tiraria um centavo das contas públicas e tão pouco empregaria até os cachorros de sua casa? acorda para a realidade irmão, esses caras aí da política se matam não é pelo povo, e sim para seus bolsos (todos sem exceção). A diferença está no fato de mesmo que roubem, pelo menos o façam de forma não discarada e reservem uma parte dos recursos para realmente aplicar na saúde, educação, segurança e outras áreas que carecem de muita atenção e invesimento. A belezinha já é rica, mas dinheiro traz dinheiro, e além do mais ela também que poder, como todos que querem ser prefeito, inclusive a Danúbia, que entrou na política com uma das mãos na frente e outra atrás e hoje tá podre de rica, comum patrimônio gigantesco. Nesse ponto não tiro a razão dela, pois eu faria mesmo sem sombra de dúvidas. Acho que apenas o Ivanildo Lima não ousaria tocar no dinheiro público...

Jonnay Alves disse...

Caros leitores,

É praticamente impossível barrar comentários anônimos, uma vez que existem inúmeras maneiras de burlar tal exigência... E se evitamos excluir todos é por respeito à liberdade de opinião dos Srs... No entanto, solicitamos que usem o bom senso: comentar anonimamente sobre a matéria ou pessoas nela citadas é uma coisa... Se referir da mesma forma a outros leitores não-anônimos é outra totalmente diferente!

P.S. - Ao postar o nome, favor não esquecer o sobrenome.

Ciente da compreensão de todos, agradeço pela participação.

Ivanildo Lima disse...

Ao indivíduo que se identifica como Gustavo eu respondo que ele só está repetindo o que eu sempre digo, tanto aqui, quanto no blog do Alexandre, ou no blog do William (com quem já discuti "n" vezes). Quem realmente acompanha meus comentários sabe muito bem que nunca puxei sardinha para qualquer um destes "salvadores da pátria". Como você mesmo disse, Gustavo: "Acorda, irmão!". Tá na hora de você sair do pé do palco dessas bandinhas que tocam aí, e começar a usar seu cérebro de forma mais criativa. Leia e, além disso, tente, pelo menos, interpretar os textos, antes de sair escrevendo besteira. "Acorda, irmão!"

Ivanildo Lima disse...

Bom, Jonnay, esse "praticamente" significa que existe a possibilidade de barrar comentário anônimo. Então, para o bem de todos, use-a. Do contrário, pode haver problemas maiores.

Ivanildo Lima disse...

Isso de publicar comentário sem ser certificar da autoria, não é coisa exclusiva deste blog. Infelizmente vocês, blogueiros, se acham no direito de publicar qualquer besteira que qualquer "sem rosto" escreve. Eu não sou analfabeto e jamais escreveria meu nome em LETRAS GARRAFAIS (foi dessa forma que o imbecil escreveu no blog do Alexandre), tão pouco repetiria meu sobrenome, no intuito de aparecer mais que a própria "notícia". Faz-se necessária uma revisão e, no mínimo, ser mais criterioso ao publicar certas linhas.

Jonnay Alves disse...

Ivanildo, mesmo q a opção "Anônimo" fosse suprimida o campo "Nome/URL" tbm serviria como tal, vez q se pode digitar qualquer coisa nele. Alguém chamado "José", por ex, poderia digitar "Anônimo", o que daria na mesma. Caso retirasse esses dois campos, restariam as opções "Conta do Google" e "OpenID", que também poderiam ser burladas, bastando que o internauta utilizasse um fake do Orkut, por exemplo. E quem não possuísse conta em nenhuma das "redes" não poderia postar.

Conto nos dedos da mão o número de pessoas que utilizam perfis verdadeiros para comentar neste blog (incluindo este que vos escreve).

Infelizmente a realidade é essa. Por aceitá-la, chegamos ao nº de 563 comentários publicados em pouco + de um ano. Vale ressaltar que a grande maioria é excluída, por ser muito mais ofensiva que os postados acima.