O Governo do Estado do Maranhão criou, em 2002, os Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (CETECMAs) com a finalidade de implementar ações voltadas para a Educação, a Ciência, a Tecnologia e o Trabalho. Em maio de 2011, o governo anunciou a construção de 11 novas unidades, dentre elas o polo de Chapadinha.

Cursos sendo ministrados no polos de Brejo (à esquerda) e Barra do Corda

Conforme publicado no Diário Oficial do Estado do MA, no último dia 02 a SECTEC (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) firmou contrato com a 'MPA Engenharia' para a construção do CETECMA-CHAPADINHA. A obra custará cerca de R$ 3 milhões aos cofres do Estado.

Diário Oficial (MA)/ Terceiros/ 04.05.12/ págs. 13 e 14

No ano passado, o saudoso Décio Sá detalhou o projeto das unidades. O polo de Chapadinha, a exemplo de outros, deverá ocupar uma área de 2.752 m2 e contará com um auditório para 100 pessoas, biblioteca, sala de videoconferência, quatro salas de aula, quatro laboratórios práticos (química, biologia, física e informática), até dois laboratórios específicos (de acordo com a vocação da unidade), sala de professores, quadra de esportes, estacionamento e área de vivência.

Se a promessa for cumprida à risca, ponto para o Governo de Estado! Ainda que, nem de longe, a iniciativa compense esses 50 anos de oligarquia Sarney, o centro de capacitação será muito bem-vindo, vez que beneficiará não só Chapadinha, mas também todos os municípios vizinhos, principalmente nossos jovens, que se encontram sedentos de educação e qualificação profissional.

No momento, o único ponto negativo que vislumbro é termos que, muito em breve, suportar os ge$tores municipais (sim, os dois!) mentindo aos quatro cantos que, não fossem eles, o projeto não viria para a nossa cidade, tudo com o apoio de seus jornali$tas aquinhoados - da mesma forma que se dizem responsáveis pela vinda da Caixa Econômica Federal, das lojas Noroeste e Novo Mundo (dentre outras), do 'Minha Casa Minha Vida' e até da futura fábrica da Suzano, como se fosse uma coisa boa para o município...

Podem escrever!

logoblog
Comentários
0 Comentários