Por Gabriela Saraiva:

Durante a audiência pública que marcou o encerramento da "III Marcha do Povo Contra a Corrupção e Pela Vida", realizada no IFMA (Instituto Federal do Maranhão), no Bairro Monte Castelo, representantes dos "Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão" realizaram a entrega de dez dossiês que reúnem provas de vários casos de corrupção ocorridos em 16 municípios maranhenses. Durante o período matutino, cerca de 3.500 pessoas caminharam do Tirirical até o centro de São Luís.


De acordo com Iriomar Teixeira, assessor jurídico dos Fóruns e Redes, os casos de corrupção aconteceram nos municípios de Anajatuba, Belágua, Jatobá, Lago dos Rodrigues, Monção, Presidente Vargas, Santa Luzia, São Benedito do Rio Preto, São João do Caru e Vargem Grande. Na maioria desses locais, foram realizadas "auditorias populares", ou seja, análises das prestações de contas pela população, nas quais foram constatados desvio de recursos públicos, negação de políticas públicas e violações de direitos humanos.

Conforme explicou Iriomar, os casos estão relacionados a recursos federais, especificadamente, sobre a alimentação escolar, abastecimento de água, programas como "Luz para todos" e "Esporte escolar", além dos habitacionais, tanto nos assentamentos como no "Minha casa minha vida". "Fizemos a entrega simbólica desses dossiês na audiência, mas todas as provas serão tornadas públicas, depois que protocolarmos esses documentos no Ministério Público Federal (MPF), na Polícia Federal (PF) e na Controladoria-Geral da União (CGU)", explicou o assessor jurídico.

N. do A. - A matéria acima, extraída do Jornal Pequeno, não especifica quais as condutas verificadas em cada município ou quais teriam origem nas atuais gestões, nas anteriores ou em ambas. Resta-nos aguardar mais detalhes sobre o caso. Para ler a notícia completa no JP, clique >>aqui<<.


Artigos relacionados:
logoblog
Comentários
0 Comentários