Por Antônio Martins - Notícias/Governo do Estado


A governadora Roseana Sarney e o presidente do Grupo Suzano, Antônio Maciel, assinaram, nesta quinta-feira (29), no Palácio dos Leões, um protocolo de intenções para a implantação de mais um grande empreendimento em nosso Estado: a Unidade Industrial de Produção de Pallets de Madeira para Energia, no município de Chapadinha.

De acordo com o presidente da Suzano, Antônio Maciel, serão 1.350 novos empregos diretos, 5.800 indiretos nas áreas industrial e florestal e 1.500 empregos provisórios durante a etapa de construção, com prioridade para contratação de trabalhadores maranhenses. "Serão mais de dez mil empregos para a região de Chapadinha e Urbano Santos", afirmou Maciel.

A unidade está orçada em aproximadamente R$ 1 bilhão e, inicialmente, vai operar com duas linhas de produção, com capacidade para produzir 2 milhões de toneladas por ano. A fase de operação está prevista para 2013.

O secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, adiantou ainda que, com a vinda da Suzano Energia Renovável, serão promovidos treinamento e capacitação de mão-de-obra especializada e a elaboração de um plano de formação e qualificação de pessoal técnico.

"É uma conquista para o Maranhão atrair esse projeto de grande impacto socioeconômico. São novos postos de trabalho gerados, além de aplicação de tecnologia de ponta, tornando o nosso estado uma referência na produção de insumos de energia renovável", concluiu o secretário.

Pellets

Os pellets são partículas de madeira moída e prensada, com alto poder de gerar energia a partir da sua queima. Como apresentam maior concentração de valor energético, também são mais eficientes no transporte de biomassa por longas distâncias.


Artigos relacionados:
logoblog
Comentários
3 Comentários