ATENÇÃO: O texto abaixo ensinava como ativar a Timeline ANTES de seu lançamento oficial. Atualmente, o procedimento é muito mais simples e rápido!!!. Clique >> aqui << e saiba como.


No dia 22 de setembro, o Facebook divulgou a nova interface do perfil de seus usuários, batizada de "Timeline" (Linha do Tempo) por Mark Zuckerberg, fundador da empresa. Em suma, ela reúne todas as postagens, fotos e aplicativos em uma só página, além de ser visualmente mais agradável!

Segundo os sites especializados no assunto, tal mudança se dará gradualmente. Prova disto é a "lista de espera" disponibilizada na rede, na qual os usuários podem se inscrever... e esperar o convite para testar o novo recurso. No entanto, todos os desenvolvedores de aplicativos para o Facebook são convidados automaticamente, então basta que você se torne um para ser convidado!

Você não precisa saber programar, basta "se cadastrar", criar um aplicativo "fictício" e já poderá testar o novo perfil! O procedimento é só um tantinho complicado, mas se for seguido à risca, não tem erro. Sem falar que não oferece risco algum para a sua conta no Face. Então, o que está esperando? Mãos à obra!

REGISTRANDO SUA CONTA NO FACE

Antes de tudo, você deve registrar sua conta de usuário no Facebook. A maneira mais rápida é via celular (caso já tenha registrado, pule esta etapa e vá para a próxima: "Torne-se um Desenvolvedor"):

01 - Acesse Conta/Configurações da conta:


02 - Clique na guia "Celular" e depois no botão "Adicionar um telefone" - sua senha será solicitada:



03 - Após digitar sua senha, clique sobre "Adicione seu número de telefone aqui":


04 - Confira o país, digite o número de seu celular com o DDD, sem o "0", (ex: 98xxxxyyyy) e clique em "Continuar". Um código de confirmação será enviado para o seu aparelho. Digite-o no local indicado, seguindo as instruções e sua conta já estará registrada (Atenção: em alguns testes, o código chegou com sinais entre os caracteres. Por ex: para o código "xd23a", foi recebido "x?d?2?3?a". Portanto, seja observador!).



TORNE-SE UM DESENVOLVEDOR

01 - Após ter logado no Face, acesse a página >>https://developers.facebook.com/apps<< (uma nova janela será aberta). Será necessário dar permissão ao aplicativo para seguir adiante.


02 - Clique em "Create New App", para criar um aplicativo.


03 - Dê um nome para o seu app preeenchendo os campos "App Display Name" e "App Namespace". Digite qualquer coisa, usando de 7 a 20 caracteres, todos minúsculos (o segundo termo será conferido e deverá ser único no Face). Marque a opção "I agree..." e clique em "Continuar".


04 - Após digitar as palavras de verificação e "Enviar", clique em "Open Graph" na próxima tela:


06 - Agora preencha os dois campos descrevendo a "suposta" a função de seu app. Ex: "ver" "perfil" (imagem abaixo), ou "ler" "livro", ou "ver" "fotos"; tanto faz, use a criatividade e depois clique no botão "Começar".


07 - Está quase no fim! Digite qualquer palavra (por exemplo, "teste") em todos os campos em branco e clique em "Save Changes and Next", na parte inferior da tela.



08 - Repita o procedimento acima nas duas telas seguintes, sendo que, na última, finalize clicando no botão "Save and Finish".


Pronto! Basta acessar seu Facebook e - voilà! - seu convite para testar a nova interface já estará na tela!


Comece a explorar seu novo perfil aplicando uma imagem de "capa" (cover): clique em "Add a Cover" e escolha uma imagem já postada no Facebook ou envie uma. Dependendo do tamanho, será possível arrastá-la para ajustar na tela.


Para finalizar, clique no botão "Publish Now".


Lembre-se: você é um "desenvolvedor" testando o novo recurso, ou seja, seu novo perfil não será visualizado por todos os usuários do Face, mas somente por aqueles que, assim como você, estiverem testando a nova interface. No entanto, quando a mudança for aplicada a todos, você não ficará "perdido", uma vez que já "dominará" a novidade. Aproveite!

REVERTENDO O PROCESSO

Para retornar a seu antigo perfil, volte à página >>https://developers.facebook.com/apps<< e exclua o aplicativo fictício. Para isto, (1) clique no nome de seu app na coluna à esquerda (na imagem abaixo, o app se chama appficticio); (2) clique no botão "Edit App", no canto superior direito e (3) clique sobre a opção "Excluir aplicativo", novamente à esquerda.




Artigos relacionados:
logoblog
Comentários
1 Comentários