30/06/2011

Internauta reclama da "falta de criatividade" de alguns blogueiros chapadinhenses

Por meio da página de contato do Chapadinha Online, uma internauta nos enviou a seguinte mensagem:

"É incrivel a capacidade de Ctrl C, Ctrl V dos blogueiros chapadinhenses. Deveriam se juntar e fazer apenas um blog. Ex: Alexandre Pinheiro publica uma matéria, Souza Neto, William Fernandes, o ex-oposicionista Antenor Ferreira e Luis Carlos Junior... "seguem o mestre". Isso chama-se falta de capacidade.

Ainda bem que temos blogs como A Prosa, de Herbet Lago, Chapadinha Online, de Jonnay, o próprio Alexandre que citei lá em cima, mas que faz suas matérias e não copia a dos outros, Luis Pablo, etc..."
(Núbia Leite, por email, em 27/06/11)

Apesar de discordar em parte com o exposto pela internauta, haja vista que alguns blogueiros que ela citou como copiadores são grandes profissionais, enquanto outros citados como "originais" são grandes adeptos das teclas "Ctrl C, Ctrl V", fica o alerta para todos nós, integrantes da blogosfera chapadinhense, ou regional. Para os internautas, deve ser realmente frustrante navegar por seus blogs favoritos e se deparar com artigos inteiros "repetidos".

Eu mesmo cometia esse erro, essa quase "falta de respeito" para com meus leitores, quando adentrei na blogosfera. Após algumas pesquisas, descobri que a maneira mais ética e eficiente de divulgar uma matéria interessante postada por um colega, é (1) criar um post sobre a matéria em questão, (2) comentá-la brevemente, em duas ou três linhas, e (3) por o link para a postagem original, fazendo com que o internauta leia o texto na página de seu autor.

São apenas 3 pequenos passos. Fica a dica e - principalmente - o alerta!


Artigos relacionados:
logoblog
Comentários
3 Comentários
3 comentários:
William Fernandes disse...

A Núbia precisa ter mais cuidado ao fazer comentários. Todos os blogs que ela citou copiam material de outros blogs. Claro, uns mais, outros menos.

Se ela não sabe, o meu blog é um dos mais copiados e colados, não só por blogs de Chapadinha.

Jonnay disse uma coisa certa.
Realmente, é necessário haver critérios para reproduzir material de outrem, principalmente, quando este se dá ao trabalho de fazer cobertura de determinados acontecimentos e depois transformá-lo em um texto compreensível à leitura popular.

Discordo dos termos "falta de criatividade" e "falta de capacidade". Comodidade, talvez seja a palavra certa.

Agora, uma coisa não podemos negar: Chapadinha tem bons escribas, sejam eles formados na área ou não. O que falta é união e respeito entre os blogueiros.

Até havia conversado com Jonnay sobre a idéia de reproduzir apenas pequeno trecho dos posts e colocar um link direcionado ao blog de origem, conforme citado na matéria acima.

Gostaria até de sugerir um encontro de blogueiros de Chapadinha, para discutirmos os rumos desta ferramenta que cresce de forma desgovernada.

Neste encontro, poderíamos contar com palestras especialistas sobre diversos temas que convergem ao bom jornalismo.

Infelizmente, a cada dia surge um 'blogador' novo no estado,- principalmente na capital, onde ficam os deputados e onde moram a maioria dos prefeitos e pretensos candidatos - com a intenção de extorquir os políticos, que os pagam com o dinheiro que é nosso.

Um dos blogueiros citados por Núbia está se notabilizando por essa prática mesquinha, recebendo de uns, para atacar outros.

Até aqui em Chapadinha tem hiena que ficou calada depois que passou a mordiscar certas "migalhas" que tanto lhe incomodavam até bem pouco tempo atrás.

É isso Núbia. Escolhestes certo o tema. Só atiraste nos alvos errados.

Abraços.

Anônimo disse...

Concordo inteiramente com a internauta, eu que estou morando fora da chapada às vezes me aborreço porque já vem de algum tempo não quero citar os blogs que quando vou acessar os blogs da chapada fico ansioso por alguma noticia alguma novidade, mas acabo me decepcionando, tem muita repetição e muita materia copiada, o unico ainda que dá gosto de abrir é o Chapadinha On Line e também é o unico que coloco comentario pois sei que será exibido, já postei em outros mas não valeu a pena não postaram meus comentario então deixei de mão.

Jonnay Alves disse...

O comentário "anônimo" acima é do grande Ton, que está residindo em Fortaleza-CE. Ele esqueceu de colocar seu nome, e me contatou para que eu postasse que "foi ele" quem comentou. (Pode? Só mesmo o sendo o Ton...)

Quanto ao encontro sugerido por William, tais eventos já acontecem periodicamente em várias cidades brasileiras. Seria realmente interessante e proveitoso se a moda "pegasse" também em Chapadinha. Blogueiros de cidades vizinhas poderiam participar... Vamos lá, Srs, vamos amadurecer essa ideia!

Postar um comentário

OBS: Comentários com termos chulos e/ou ofensas à honra alheia serão deletados.