Por meio da página de contato do Chapadinha Online, uma internauta nos enviou a seguinte mensagem:

"É incrivel a capacidade de Ctrl C, Ctrl V dos blogueiros chapadinhenses. Deveriam se juntar e fazer apenas um blog. Ex: Alexandre Pinheiro publica uma matéria, Souza Neto, William Fernandes, o ex-oposicionista Antenor Ferreira e Luis Carlos Junior... "seguem o mestre". Isso chama-se falta de capacidade.

Ainda bem que temos blogs como A Prosa, de Herbet Lago, Chapadinha Online, de Jonnay, o próprio Alexandre que citei lá em cima, mas que faz suas matérias e não copia a dos outros, Luis Pablo, etc..."
(Núbia Leite, por email, em 27/06/11)

Apesar de discordar em parte com o exposto pela internauta, haja vista que alguns blogueiros que ela citou como copiadores são grandes profissionais, enquanto outros citados como "originais" são grandes adeptos das teclas "Ctrl C, Ctrl V", fica o alerta para todos nós, integrantes da blogosfera chapadinhense, ou regional. Para os internautas, deve ser realmente frustrante navegar por seus blogs favoritos e se deparar com artigos inteiros "repetidos".

Eu mesmo cometia esse erro, essa quase "falta de respeito" para com meus leitores, quando adentrei na blogosfera. Após algumas pesquisas, descobri que a maneira mais ética e eficiente de divulgar uma matéria interessante postada por um colega, é (1) criar um post sobre a matéria em questão, (2) comentá-la brevemente, em duas ou três linhas, e (3) por o link para a postagem original, fazendo com que o internauta leia o texto na página de seu autor.

São apenas 3 pequenos passos. Fica a dica e - principalmente - o alerta!


Artigos relacionados:
logoblog
Comentários
3 Comentários