[ Clique para ampliar ]
É com profundo pesar que o Chapadinha Online vem a público denunciar mais uma mazela que assola nossa querida cidade: a "municipalização" da imprensa local.

A liberdade de imprensa é um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade de expressão aos seus cidadãos, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular. Geralmente, o termo "imprensa" refere-se a material escrito mas, segundo alguns autores, pode, por vezes, alargar-se a outros meios de comunicação social. (Wikipedia)

Nos dias atuais, um blog de notícias, mesmo que "pequeno", goza dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres que os grandes veículos de comunicação, logo pode ser considerado imprensa.

Declaro, desde já, que, como autor do Chapadinha Online, nunca tive a pretensão de ser visto como jornalista. Primeiro, em respeito àqueles que se graduaram na profissão; e segundo, em respeito àqueles que, mesmo não sendo formados, trabalham há anos no ramo e desempenham sua função tão bem quanto (senão melhor que) jornalistas graduados. Eu sou apenas um blogueiro chapadinhense e ponto. Mas, voltando ao assunto...

Da Água Para o Vinho

"Nos tempos de outrora", havia um blog em Chapadinha que desempenhava como nenhum outro, entre outras funções, a de fiscalizar o poder público local, dando voz ao povo e fazendo com que seus direitos fossem respeitados. Mas hoje, nossa população, que não é tola, já percebeu que o tal blog não só mudou de nome como parece ter "reformulado" totalmente sua linha editorial - sem sequer avisar seus fiéis leitores. Veja abaixo algumas capturas de tela de artigos veiculados no referido blog antes e após a mudança (clique para ampliar):

A N T E S                                          A G O R A




Clique para ampliar
O interessante é que as matérias antigas ainda continuam lá, contrastando com as mais recentes. O que teria ocorrido? Danúbia e Magno teriam, subitamente, mudado da água para o vinho? Nosso município finalmente está perfeito??? Claro que não. A saúde, a educação e o saneamento, por exemplo, ainda continuam precários; e o desespero em promover "shows de prêmios" para atrair o público continua a todo o vapor em nossa cidade. Porque então o referido blog deixou de noticiar esses descasos e atualmente divulga somente a "maquiagem" promovida pelos atuais gestores em nossa cidade? Sim, porque todas as melhorias efetuadas no trânsito chapadinhense, aliadas aos eventos "pão e circo" patrocinados (às nossas custas) pela prefeitura, não passam de uma "maquiagem" para desviar atenção da população dos reais problemas de nosso município! E tudo em razão das eleições municipais, que se aproximam...

Claro que o trânsito local necessitava de melhorias, mas será que é mais importante que a saúde da população? Ou seria uma medida preventiva, uma vez que quem sofre um acidente em Chapadinha e não possui recursos para se deslocar à capital (ou mesmo às cidades vizinhas) acaba morrendo nos corredores dos hospitais locais?

Em suma, o motivo da mudança na linha editorial do referido blog, segundo uma fonte idônea que declarou ter ouvido diretamente de seu autor, é que este, atualmente, estaria trabalhando para a prefeita (ou para a prefeitura, o que dá na mesma). Cheguei a perguntá-lo sobre a veracidade dessa informação por meio de um comentário postado em seu blog, mas ele não respondeu, ocasião em que lembrei da velha máxima "quem cala, consente". Um amigo que trabalha no ramo de comunicação havia me relatado, anteriormente, que ficou estupefato ao encontrá-lo nos camarotes do show da banda Calcinha Preta, ao lado dos "comunicadores governistas". Mas, como trabalhar não é crime, só me resta desejá-lo boa sorte nessa nova fase de sua vida! (Fazer o quê?) Além do mais, ele não foi o primeiro nem será o último a ser cooptado por políticos que buscam calar a imprensa.

Demais blogs, rádios e TV's

Como dito antes, apesar de mazelas antigas continuarem assolando nossa cidade, os meios de comunicação chapadinhenses parecem "ter olhos" apenas para a maquiagem promovida pela prefeitura no município.

Servidores em passeata (31/05/11)
No dia 31 de maio, por exemplo, os servidores públicos municipais de Chapadinha promoveram uma passeata pacífica em comemoração à vitória da chapa "02 IMPACTO" nas eleições para a diretoria do SINDCHAP, sindicato da categoria. Como não poderia deixar de ser, os servidores aproveitaram a ocasião para reivindicar o pagamento de suas cotas referentes à sobra do Fundeb, haja vista que 60% dos quase R$ 2 milhões repassados ao município devem ser distribuídos entre os educadores, a título de abono. Surpreendentemente, com exceção do Poeta da Cidadania (novo blog de Enedilson Santos) e do Chapadinha Online, até hoje - 10 DIAS DEPOIS - tal ato público não foi divulgado pela imprensa local. Segundo a professora Janislene Nascimento, "a imprensa local noticiou com pompa a festa (Calcinha Preta) antes e depois de sua realização, mas não divulga a realidade de descaso e abandono em que se encontram não só a educação, mas também a saúde de Chapadinha, que está doente." (leia o desabafo da Prof. Jane na íntegra clicando aqui) O único comunicador que se fez presente na referida passeata foi William Fernandes, o qual teria, até mesmo, filmado o movimento. No entanto, segundo os servidores, tal vídeo não foi divulgado em nenhum meio de comunicação. Em razão da referida omissão, algumas pessoas especularam que a verdadeira intenção de William era filmar os manifestantes para mostrá-los à líder do executivo, para fins de retaliação, embora EU não acredite que ele seja o tipo de pessoa que desempenha um papel desses.

E o caso é mais sério do que aparenta, Senhores... Com os principais meios de comunicação "aliados" à atual administração, os gestores podem fazer o que bem entender com nossa cidade, com nossos recursos e, consequentemente, com nossas vidas! Será que um show da banda Calcinha Preta merece mais divulgação que a falta de merenda escolar nas escolas da zona rural? Que o não pagamento do abono devido aos nossos professores, responsáveis por educar nossos filhos? Que a falta de médicos, ambulâncias, medicamentos e leitos em nossos hospitais? Que o nepotismo existente na atual administração? Que a manobra dos atuais gestores para mudar sua imagem perante a população após quase 3 anos de total descaso com nossa querida Chapadinha???

Alguns jornalistas e blogueiros locais são parentes da prefeita ou tem vínculo trabalhista com o município e, por esta razão, eu até "entendo" suas razõe$, mas e quanto ao resto dos comunicadores de Chapadinha? Será que apenas o Chapadinha Online, o Chapadinha Anúncios e o Poeta da Cidadania, o Blog do Vereador Marcelo Meneses, o Desperta Chapadinha e a garotada do CPF 22 conseguem enxergar além dos problemas de trânsito na cidade? Pode parecer muito, mas são apenas seis entre dezenas de outros blogs relacionados ao nosso município. Se Danúbia está conduzindo uma administração tão perfeita, então vou já telefonar para a Globo, pois realmente não é matéria para nós e sim para o Fantástico!!!

Gostaria de deixar BEM claro que o Chapadinha Online não pertence aos grupos A, B ou C (3ª via) e nada tem de pessoal contra os atuais gestores. Apenas traz entre seus objetivos o de servir como instrumento do povo na fiscalização do poder público, para o bem de nosso município, a exemplo do que fazia um extinto blog, cujo retorno aguardo com esperança, vez que essa é a última que morre.

Ratificando o que disse antes, não sou (nem tenho pretensão de ser) jornalista, mas um blog não deixa de ser um veículo de comunicação. E, se for para fazer o papel da imprensa, o Chapadinha Online fará, pois, parafraseando Thomas Jefferson, "entre um governo sem imprensa e uma imprensa sem governo, prefiro a segunda opção!"


Artigos relacionados:
logoblog
Comentários
5 Comentários