Se o tempo ajudar, esta noite poderemos observar um belo espetáculo no céu. Uma chuva de meteoros formada por detritos do cometa Halley (ele mesmo, que passou "por aqui" em 1986) promete deixar a noite entrecortada de luzes. Segundo os astrônomos, a Terra está atravessando esta nuvem de partículas deixadas pelo cometa desde do dia 21 de abril, mas o fenômeno atingirá seu auge hoje a noite e nesta madrugada de sexta.

Neste ano, a observação será privilegiada no hemisfério Sul, por causa do ângulo de inclinação da Terra. A lua nova será outro fator que vai favorecer a visualização dos meteoros, visto que o céu estará mais escuro. Para vê-los, a pessoa deve olhar na direção do nascer do Sol (na Constelação de Aquário), mas nada impede que vejamos meteoros mais alto, no céu.

Imagem de uma chuva de meteoros

O fenômeno continuará, em menor intensidade, até o dia 12 deste mês. Se você não viu o Halley em 86 (como eu), basta olhar o céu nesta madrugada para ver uma "prévia" do espetáculo de sua próxima visita - em 2061. Entretanto, como disse antes, São Pedro terá que dar uma ajudinha...

Fonte: Web

Artigos relacionados:
logoblog
Comentários
0 Comentários