Qualquer semelhança com o filme "Armagedon" NÃO É mera coincidência! Nos dias 08 e 09 de novembro deste ano (amanhã e depois), o asteróide YU55 (400m de diâmetro, 55 milhões de toneladas), passará entre a Terra e a órbita da lua. Caso atingisse o planeta, o YU55 causaria uma explosão equivalente a 65 mil bombas atômicas, deixando uma cratera de nove quilômetros de diâmetro por 600 metros de profundidade.

Descoberto em dezembro de 2005 pelo astrônomo Robert McMilla, chefe do Programa de Observação Espacial (Spacewatch) da Universidade do Arizona/EUA, o asteróide orbita o Sol a cada 14 anos, mas, pelo menos pelos próximos 100 anos, não deverá entrar em rota de colisão com a Terra. Entre 19 e 21 de abril do ano passado, o YU55 foi observado pelos astronomos Mike Nolan e Ellen Howell (entre outros), ocasião em que foram confirmadas sua dimensão e aparência: escura, quase esférica (foto abaixo, à esquerda).

Infelizmente, o astro não poderá ser observado a olho nu, mas apenas por meio de telescópios. Em 2028, outro asteróide - o "2001 WN5" - passará a cerca de metade da distância da Terra à Lua. Torçamos para que nossos visitantes sigam seu caminho em paz...





Fonte: Veja Online. Colaboração: Ton

Artigos relacionados:
logoblog
Comentários
0 Comentários