Aos 76 anos, Jackson Kleper Lago faleceu no fim desta tarde, no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo.

Ele estava internado, desde o dia 30/03, em razão de problemas respiratórios decorrentes do tratamento de um câncer de próstata, contra o qual vinha lutando desde 2004. Ele também vinha sofrendo de problemas cardíacos desde o fim da campanha para governador, no ano passado.

Ao que parece, a notícia de seu falecimento foi dada em primeira mão, via facebook, pelo amigo e braço direito Cândido Lima. Na Assembléia, ao receberem a notícia, os deputados fizeram o tradicional minuto de silêncio e decretaram luto oficial por três dias.

A governadora Roseana Sarney, que também decretou luto de três dias no Estado, ligou para Igor Lago, filho de Jackson, para prestar condolências e colocar toda a estrutura do governo à disposição da família. Igor havia afirmado, em entrevista recente, que o estado de saúde do pai era grave, mas estável, e que a família estava confiante, aguardando apenas o resultado do efeito das medicações.

A esposa de Jakson, Clay Lago, confirmou que o velório será na sede do PDT (da qual Jackson foi fundador), na Rua dos Afogados, Centro de São Luís. Pessoas próximas à família já haviam comentado que este era o desejo do ex-governador. Mais cedo, os deputados e a governadora já haviam disponibilizado os prédios da Assembléia e do Palácio dos Leões para o velório. Alguns comentam, também, que os familiares de Jackson recusaram veementemente a oferta de Roseana.

Dentre as várias notas de pesar divulgadas até o momento, destacam-se as de José Sarney e Roseana, transcritas, na íntegra (e respectivamente), abaixo:



Nota de pesar pelo falecimento de Jackson Lago

A morte é um fenômeno transcendental que encerra todas as vicissitudes da vida. É com grande comoção que lamento o falecimento do Governador Jackson Lago, figura expressiva que dominou a política maranhense durante quase meio século. É com respeito que proclamo o seu caráter, a coerência na defesa de suas idéias e o idealismo com que exerceu os vários cargos que ocupou na vida pública. Ele deixa o exemplo de cidadão, de chefe de família, de homem público e o Maranhão tem a gratidão dos serviços que prestou à nossa terra.

Eu e Marly nos associamos à dor de sua esposa e de sua família, do povo maranhense e da classe política pela perda que acabamos de ter. Pedimos a Deus que nos conforte com a lembrança de sua vida e de tudo de bem que fez pela sociedade, pelo Estado e pelo País.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado



NOTA DE PESAR

Recebi com muito pesar a notícia da morte do ex-governador e do ex-prefeito de São Luís, Jackson Kleper Lago.

Destacado político, Jackson Lago prestou relevantes serviços ao Estado. Foi um homem de grande coerência quando lutou pelas suas ideias.

Fomos adversários nas últimas eleições, mas nunca inimigos e por ele sempre tive um profundo respeito.

O Maranhão perdeu uma figura expressiva do seu mundo político que nos deixará um vazio.

Solidarizo-me com sua mulher, seus filhos e demais familiares, ao tempo em que decreto luto oficial de 3 dias pelo seu falecimento.

A ele e à sua memória prestaremos todas as reverências e o nosso maior respeito.

ROSEANA SARNEY
Governadora do Maranhão



Em respeito à seriedade do momento, me absterei de comentar as notas acima. Talvez, em outra ocasião...

Fonte: O Imparcial Online, Web.
logoblog
Comentários
0 Comentários